RESTOS MORTAIS DO Pe. LANDELL DE MOURA SÃO TRANSLADADOS

 

            No dia 13 de julho de 2002 foram transladados os restos mortais do Monsenhor Roberto Landell de Moura, Pioneiro da Telecomunicação, Patrono dos Radioamadores do Brasil, que estavam depositados no Cemitério dos Padres, no bairro Glória, para a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na Rua Vigário José Inácio, 402, onde Roberto Landell de Moura foi batizado a 19 de fevereiro de 1863 e atuou como pároco no período de 1915 a 1928.

            Os restos mortais foram sepultados sob um altar lateral, junto às imagens de São José, Santa Cecília e São Roque. Na lápide foi gravado seu nome, as datas de nascimento, ordenação e falecimento, o registro de seus inventos e a inscrição “Sacerdote e Precursor da Telecomunicação”.

            O translado aconteceu num cortejo com batedores motociclistas, viatura da Brigada Militar, cavalarianos do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG, caminhão dos bombeiros com os Escoteiros do Mar trazendo a urna com os restos mortais. Os cavalarianos carregavam as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Vaticano, FEPLAM, MTG e da Liga da Defesa Nacional. Na Igreja estava a banda de música do Exército. Na chegada do cortejo, a banda que estava na frente da Igreja, tocou a música “Conquest of Paradise”, de autoria de Vangelis, depois, no final da missa solene, quando a urna foi depositada sob o altar, a banda, agora no mesanino da Igreja, executou o Hino Nacional. Foi um momento de muita emoção!

            A missa solene foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre Dom Dadeus Grings e o Padre Remídio José Bohn, pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, fez o comentário inicial sobre a vida e obra do Monsenhor Roberto Landell de Moura. A Igreja estava lotada e o cortejo chamou muito a atenção do povo nas ruas.

            O translado dos restos mortais do Monsenhor Roberto Landell de Moura foi uma iniciativa do General Ruy de Paula Couto, juntamente com a FEPLAM, a Liga da Defesa Nacional e o Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG, inclusive toda a organização do cerimonial, e coube ao General Ruy de Paula Couto, em nome da família, a entrega dos restos mortais à Igreja Nossa Senhora do Rosário.

 

 

Colaboração de Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR

                         Rua Visconde de Pelotas, 259 ap.302

                         91030-530 - PORTO ALEGRE - RS

                         Tel.: (51) 3341-3644, 3341-6649 e 9641-3289

                         e-mail: ivanr@cpovo.net

                         Home-Page: http://www.geocities.com/py3idr