LOTW

O LoogBook Mundial da ARRL, chamado de LOTW, é um banco de dados mundial de todos os logs(registros de comunicados) enviados por RA de todo o mundo.

Quando dois participantes de um QSO mandam os seus dados é feito uma checagem pelos registros do LOTW, e se houver confirmação, o registro pode ser usado como crédito para qualquer certificado da ARRL.

Para tornar mínima a possibilidade de fraudes no registros de QSOs no LOTW, todos os registros enviados passar por uma certificação digital feita pela ARRL. Para que esta certificação aconteça é feita uma verificação através do registro do e-mail na ARRL (para os americanos) e por algum outro meio de autenticação solicitado pelo sistema (para não americanos). Estes sistemas de certificação estão ainda sendo experimentados na versão de teste Beta podem ser modificados. O programa desenvolvido pela ARRL pode ser usado para converter diversos formatos para o formato Cabrillo ou ADIF, de qualquer arquivo de log feito em computador e deixá-lo pronto para ser enviado e usado pelo LOTW. Atualmente , em maio de 2003, esta sendo utilizada experimentalmente por qualquer RA a versão Beta do sistema, que é uma versão ainda em teste.

LOGBOOK MUNDIAL - O QUE É?

Seja bem vindo ao LogBook Mundial(LoTW). O LoTW é um novo sistema informatizado de verificação de contactos realizados pelos RA, destinado a tornar mais fácil e menos dispendioso a solicitação de Diplomas de RA, patrocinados por diversas instituições. Em poucas palavras para usar o LoTW, o RA vai precisar:

(1) fazer o download gratuito do programa;
(2) solicitar uma assinatura digital (como se fosse uma senha) a ARRL;
(3) usar esta assinatura para gerar arquivos de seu log nos formatos Cabrilllo ou ADIF;
(4) mandar estes arquivos via e-mail para o LoTW e
(5) receber a confirmação do reconhecimento de seus dados pelo LoTW.

Isto é na verdade tudo que precisará ser feito. Todos RA que estão acostumados a enviar dados de contestes vão ver que o sistema é praticamente o mesmo, com a diferença que você precisar ter a certificação digital.

No momento que seus dados de log forem aceitos você será autorizado a entrar no site do LoTW e ver os seus dados e todos os QSOs que forem confirmados pelo cruzamento de dados de outras estações. O período aberto a testes Beta deverá servir para os RA conhecerem e ver como funcionam os programas, os servidores e os diversos meios de acesso via internet. Não é necessário que você participe desta fase de testes para depois poder se habilitar a usar a versão "definitiva" do sistema, que vai estar funcionando muito em breve. Se você participar da fase de testes, gostaríamos muito que você enviasse sugestões, perguntas e comentários sobre o sistema que esta sendo testado, e também qualquer outra sugestão, para o e-mail logbook@arrl.org, especialmente criado para este fim.

COMO USAR O PROGRAMA LoTW

PASSO 1: Cria um diretório exclusivo em sua máquina onde você vai guardar todos os arquivos relacionados a isto, de modo que fique tudo mais fácil de encontrar e em ordem. Já coloque todos os arquivos de log que você tem neste diretório para facilitar. Faça o download neste mesmo diretório do programa, na versão adequada para o seu sistema de computador. Estão disponíveis versões para Windows e para Linux (o sistema Linux necessita que alguns ajustes descritos nas instruções).

Durante a instalação você pode imprimir o "Quick Start" que contem instruções básicas para usar o programa na fase de testes. Tenha esta cópia em mãos para uso posterior. Após a instalação você verá uma mensagem de instalação completa com sucesso. Na sua pasta de Programas você vai achar TQSLcert, que também deverá estar no seu Desktop. Abra este programa. Você recebe uma mensagem de que não tem nenhum certificado ainda e pergunta se você quer receber um. Responda SIM (YES). Você deve seguir as instruções que aparecem e gravar os resultados em um arquivo. Para prosseguir você deve escolher uma data de inicio e de fim do período em que seus logs estão compreendidos. A data inicial é em geral a data do inicio da sua licença de RA, mas é melhor que seja a data de seu primeiro QSO registrado no log. Se você não colocar uma data e escolher NO, você volta na tela inicial do programa e pode solicitar uma confirmaçãode novo log, apertando em File, e fornecendo os dados pedidos:

a) Você deverá informar um indicativo; o seu indicativo de chamada, sem nenhuma indicação adicional (de operação portátil,por ex.).
b) A data inicial do QSO, que é a data do primeiro QSO do log que você registrou com este indicativo, podendo ser a data de seu licenciamento. Deixe a data final em branco, se estiver ainda usando a mesma licença.
c) Para RA dos USA o endereço de e-mail deve ser o mesmo que esta no banco de dados do FCC. Após o período de testes esta condição será OBRIGATÓRIA.
d) Você vai escolher uma segunda senha, que distingue inclusive letras maiúsculas e minúsculas. Esta senha vai proteger sua chave primária de acesso. Esta senha deve ser guardada em lugar seguro e você deverá usá-la sempre que for enviar um novo log.
e) Quando você faz seu primeiro cadastro, quando ainda não tem as senhas você deve fazer um login "unsigned", pois não recebeu as senhas ainda.
f) Você deverá ser solicitado para salvar um determinado arquivo (que será na forma seu indicativo.tq5; e deve guardar em que subdiretório ele estará salvo, pois será preciso no próximo passo). Em seguida uma copia deste arquivo seuindicativo.tq5, deverá ser enviada por e-mail para lotw-test@arrl.org..

Cada QSO que você enviar deverá ter uma certificação digital (cert) que será enviada a você pela ARRL. Cada indicativo deverá ter uma única certificação. N6TR e N6TR/7 deverão ter duas certificações (certs). Você devera criar uma ou mais localizações da estação que serão armazenadas no seu computador. Quando você vai enviar um log para ser certificado(antes de entrar no LoTW) você deve dizer de que estação esta enviando. Isto vai possibilitar por exemplo que um log de K1K1 operando FN32 e um outro K1K1 operando FN33, sejam logs distintos, com diferentes gridlocators, e as informações geográficas são adicionadas ao QSO. As datas de QSO para cada operação deverão ser fornecidas ao sistema no pedido de reconhecimento para certificado. Por exemplo: se K1K1 quiser entrar os indicativos K1K1/m ou K1K1/r, que serão validos para um novo certificado. O sistema vai reconhecer os dois indicativos como diferentes para fornecer o certificado. Em outras palavras se K1K1 esta em uma operação móvel (rover) pode registrar diversos logs ,um para cada grid, e o indicativo é o mesmo. Também é fácil de criar uma nova localização e um novo indicativo, mas neste caso você precisa obter uma nova certificação(cert). Para uso futuro, quando você apresentar um log de se indicativo, de um local diferente de sua base( como K7RAT ou N1RL/VY2), você também será obrigado a ter um novo cert. Quando você solicitar um novo cert, você deverá usar sua "assinatura" original para solicitar um cert adicional para o mesmo indicativo. Isto vai ser solicitado quando for necessário.

PASSO 2: Enviando uma solicitação de assinatura digital (Certificação de seu Indicativo).

Envie o arquivo criado no passo um atachado em um e-mail para lotw-teste@arrl.org. Você vai receber uma resposta automática da ARRL comunicando a situação de seu pedido. Depois você vai receber outro e-mail com sua certificação digital de teste atachada. Depois de encerrada a fase de testes você vai ter que solicitar outra certificação, sendo uma para cada indicativo que você usa. A certificação definitiva, após o período deteste do programa, vai incluir mais uma etapa onde a ARRL, após receber seu e-mail solicitando o certificado, lhe enviará um cartão via correio comum, com uma senha impressa. Com esta senha do cartão que lhe foi enviado por correio comum você vai conseguir a certificação de seu indicativo ou indicativos.

PASSO 3: Ativando a sua certificação (Cert) ou assinatura eletrônica:

Provavelmente clicando em cima do atachado você vai abrir o arquivo que tem o nome na forma [seuindicativo.tq6] e veio junto como o e-mail de retorno e o programa TQSL deverá abrir automaticamente e importar o arquivo de certificação. Se isto não ocorrer automaticamente, abra o programa TQSL, escolha o menu File e use "Load Certificate File" e o processo é feito. Depois disto feito a sua certificação vai aparecer na listagem do TQSL. Junto com sua certificação no mesmo e-mail seguem seu login (que será seu indicativo) e a senha. Esta senha de 6 caracteres vai ser necessária para entrar no site do LoTW. Depois do processo feito você vai ver que o programa mostra uma mensagem dizendo que registrou três (3) certificações. Isto é normal. Se você certificar outros indicativos vai aparecer mensagens de um ou dois certificados sendo registrados.

PASSO 4: Obtendo certificados de mais de um indicativo usado por você:

O LoTW trata os indicativos que tem indicação de operação móvel (por exemplo NT1N/9 ou OE/NT1N) como indicativos diferentes. Para enviar dados e logs com indicativos deste tipo você precisa obter uma certificação que feita com o indicativo + o sinal adicional (por exemplo /9). Você deve repetir o processo acima, mas no passo 1e, marque o pedido com o certificado original (primeiro) que você já recebeu e ativou. Isto vai agilizar o processo e garantir que todos os seus QSOs vão aparecer de forma correta no site da web.

PASSO 5: Como criar um arquivo de log

Se você já usa um programa de log normalmente, você deve salvar seus arquivos de log na forma ADIF ou Cabrillo e usar estes arquivos diretamente. Se você que entrar somente alguns QSOs você pode usar o TQSL, com o comando File/New, criando um arquivo novo. Os seus arquivos ADIF devem ser nomeados com extensão ".adi" e os arquivos Cabrillo devem ter nomes com extensão ".log" ou ".cbr".

PASSO 6: Como criar uma localização da estação nova.

No programa TQSL, selecione "Station, Add Location" do menu. Vá preenchendo os campos conforme solicitado a respeito da estação cujos QSOs você quer registrar. (O campo localização da estação na versão de testes Beta são opcionais e se você quiser não precisa preenche-lo). No final preencha o campo com o nome que você quer identificar a estação com a localização presente.

PASSO 7: Solicitando o reconhecimento e aceito de um novo log:

No programa TQSL, selecione File/Sign do menu. Aparece a janela "Select Station Location", e ai você deve selecionar a estação especifica (click em seu [indicativo] e seu [QTH] dê OK, que deverá estar ativado. Em seguida você é solicitado a escolher um arquivo de log (este arquivo deve ser em formato Cabrillo ou ADIF) para ser validado. Em seguida você deve fornecer o nome do arquivo que conterá o log validado. Quando o programa inicia a rodar ele vai pedir a sua senha(Passo 1/d). Você pode ir acompanhando na tela a medida que os seus QSOs vão sendo registrados. No final do processo você recebe uma mensagem informando quantos registros foram reconhecidos e onde esta o arquivo que será gravado com a extensão .tq8.

PASSO 8: Enviando o log para registro.

Você deve enviar o arquivo criado no passo 7 "atachado" em um e-mail para lotw-test@arrl.org e você receberá um e-mail de confirmação de recebimento. Não precisa colocar nenhum texto no e-mail ou na linha de assunto. A mensagem de retorno será algo assim:

Processing file SSCW 02.tq8
2003-05-15 18:18:32 LOTW_QSO: Processing file: SSCW 02.tq8
2003-05-15 18:18:32 LOTW_QSO: Certificate found for NT1N - UNITED STATES (291)
2003-05-15 18:18:34 LOTW_QSO: Successfully processed 346 QSO records in 2.086417 seconds
2003-05-15 18:18:34 LOTW_QSO: No errors encountered

Quando forem recebidos dados que confirmem o seu log, com outros dados do sistema, você vai receber uma mensagem assim:

The Logbook of the World system response to your message follows:
2003-01-02 20:55:36 LOTW_QSO: Certificate found for NT1N - UNITED STATES (291)
2003-01-02 20:56:30 LOTW_QSO: Successfully processed 1640 QSO records in 54.473013 seconds
2003-01-02 20:56:30 LOTW_QSO: 823 QSL records entered
2003-01-02 20:56:30 LOTW_QSO: No errors encountered

Todo o processo de enviar os QSOs se resume a isto aí! Nunca esqueça que você deve usar nomes diferentes para cada arquivo de log enviado.

PASSO 9: Entrando no website do LoTW:

Você pode entrar no site do LoTW em http://p1k.arrl.org/lotw/ e ver todos os seus dados enviados e as confirmações. Qualquer problema no programa deve ser comunicado a lotw-beta@arrl.org.. Você pode entrar qualquer log com QSOs datados depois de primeiro de janeiro de 1988. Todos estes registros serão eliminados quando a fase de testes acabar, quando vai começar tudo de novo, inclusive com o download da versão definitiva do programa e obtenção de novas certificações e senhas.

Perguntas mais freqüentes a respeito do logbook mundial

1. Quanto vai custar para se ter o LoTW?
R. Não existe nenhum custo para conseguir o programa e mandar os logs e certificá-los digitalmente, através do LoTW. Haverá um taxa somente quando você solicitar um certificado ou um diploma, baseando-se nos QSOs certificados e confirmados via LoTW. (Lembre-se que isto sempre foi assim; a taxa é cobrada pelo certificado, independente de como você vai solicitá-lo).

2. O LoTW produz algum tipo de QSL impresso?
R. Não, ele produz somente listas de QSOs confirmados, que podem ser usados para requerer diplomas e certificados.

3. Porque eu devo requerer uma certificação (assinatura) digital para usar o LoTW?
R. Sem o uso desta assinatura seria muito fácil a fraude na apresentação dos dados dos QSOs. Para minimizar este problema o programa só aceita dados que venham com esta assinatura digital.

4. É preciso ser membro da ARRL para usar o LoTW?
R. Não, não é necessário ser membro para usar. Qualquer RA pode usar o sistema. Quando você vai requerer os diplomas é que os custos são diferenciados para membros e não membros, como já acontece nos dias de hoje.

5. Como posso submeter QSOs se eu opero com diversos indicativos?
R. Você terá que ter uma certificação para cada indicativo. Veja o item TQSLCert no arquivo de ajuda(Help) para maiores informações de como conseguir com mais facilidade diversos certs, para diversos indicativos de um mesmo operador.

6. Eu devo apresentar meu log para o responsável pelo conteste e para o LoTW?
R. Sim. Em geral os contestes são enviados no formato Cabrillo, que não pode ser diretamente enviado para o LoTW e no LoTW não são registradas todas as informações do conteste. Desse modo você deve enviar o log para o responsável pelo conteste e para o LoTW separadamente e deverá fazer os dois envios. (Lembre-se que o programa TQSL faz a conversão do formato Cabrillo do conteste para um formato próprio para o LoTW).

7. O LoTW pode confirma QSOs de certificados que não são da ARRL?
R. Sim, apesar que no inicio somente os certificados da ARRL vão participar. Se você é responsável por algum certificado e quiser fazer a certificação via LoTW entre em contacto com Dave Patton, NT1N, da ARRL Central (860-594-0200) ou via e-mail usando
nt1n@arrl.org.

8. Onde eu posso conseguir o programa?
R. No site
http://www.arrl.org/lotw/#download

9. O que é "TrustedQSL" (QSLConfiável)?
R. TrustedQSL" (QSLConfiável) é a designação de QSO com a assinatura digital. È o modo em que os dados de QSOs são aceitos pelo LoTW. Veja para mais informações em
http://www.trustedqsl.org/.

10. Eu preciso ter uma acesso a internet e um e-mail para usar o LoTW?
R. Você precisa sem duvida ter um e-mail para usar o sistema. Após receber o seu certificado digital(senha) você pode usar o e-mail ou entrar diretamente no site da internet para conseguir certificados para outros indicativos seus ou para registrar os dados de logs. Para ver os seus QSOs e as confirmações você precisa entrar no site do LoTW.

11. Eu enviei diversos logs mas não tive nenhum retorno, o que acontece?
R. Você deve ter certeza de ter mandado conforme solicitado tudo para lotw-teste@arrl.org . Também qualquer resposta será mandada para o e-mail do seu registro inicial. Verifique se seu programa de e-mail esta colocando o endereço de resposta correto.

12. Eu recebi uma resposta dizendo a certificação dos QSOs seria mandada separadamente, mas nunca recebi nada, porque?
R. As respostas vão ser enviadas para o e-mail que constar da certificação (assinatura digital) e não no endereço de resposta do e-mail que envio os dados.(Confira no Help do programa sobre pedidos certificação de indicativos). Você deve esperar pelo menos dois dias para obter uma resposta e depois pode solicitar uma verificação pelo e-mail lotw-beta@arrl.org .

13. Eu tento entrar nos site do LoTW mas é solicitada uma senha, como procedo?
R. Na mensagem de e-mail que foi enviada para você com a certificação do indicativo também foi fornecida um senha e seu login, para entrar no site do LoTW. Note que é um login e senha diferentes daqueles para entrar no site da ARRL.

14. Eu posso utilizar computadores diferentes para enviar meus logs?
R. Na versão de testes não, porque não é possível exportar as assinaturas digitais. Na versão final isto vai ser possível.

15. Eu posso ter uma assinatura digital (certificação) para um antigo indicativo, que já não uso mais?
R. Sim!. Primeiro você deve conseguir a certificação para seu indicativo atual. Em seguida usando o programa TQSLCert, você pode fazer um solicitação de uma segunda certificação, para outro indicativo antigo, mas você deve especificar exatamente o período que você usou este indicativo, quando o programa pede estas datas para você.

16. Quais programa de registro de QSOs e programas de log podem ser usados?
R. A maioria dos programas disponíveis podem ser usados, desde de que eles consigam gerar um arquivo no formato ADIF ou Cabrillo. O programa TQSL converte estes dois formatos no formato adequado para ser usado no LoTW.

17. Posso enviar os QSOs sem usar nenhum programa de log?
R. Sim. O TQSL pode gerar arquivos ADIF diretamente pelo teclado e depois serão convertidos para o formato LoTW. Porem o editor do TQSL tem muito poucos recursos e pode ser bem mais fácil usar um programa de log, principalmente quando você tiver um volume da dados(QSOs) grande.

18. Como eu posso checar os dados enviados por mim e quais foram confirmados pelo outro colega?
R. Entrando no site
http://p1k.arrl.org/lotw/, você vai aprender como fazer isto. Para entrar neste site você precisa do mesmo login e senha que você recebeu com o seu e-mail de certificação de indicativo.

19. Como os QSOs são "confirmados"?
R. Para haver confirmação o seu QSO deve bater com o do outro colega considerando: os indicativos(inclusive informação de operação móvel), a banda, o modo de comunicado e dia e hora(com tolerância de 5 minutos).

20. Eu posso cancelar um QSO enviado e registrado?
R. Não. Dados de QSO s que tem informações erradas simplesmente não são confirmados, pois não vão bater com os dados do outro colega (por isso não erre a digitação). Dados como a localização de sua estação, podem ser corrigidos, reapresentado o QSO novamente.

21. Como solicitar os diplomas e certificados?
R. Na versão de testes não possível solicitar os diplomas e certificados.

Page last modified: 12:03 PM, 19 May 2003 ET
Page author: logbook@arrl.org
Copyright © 2003, American Radio Relay League, Inc. All Rights Reserved

TRADUÇÃO - RUI C. BISCAIA - PY5BS

FONTE: http://www.spcg.com.br - São Paulo Contest Group