Confirmação de contactos via lotw
http://www.arrl.org/lotw/

Para pedir um certificado inicial, para usar o LTOW, devem, os OMs:

1 Primeiro mandar pelo correio - CTT - uma cópia da licença de radioamador, juntamente com cópia dum documento de identificação (por exemplo do BI ou a primeira página do Passaporte). Estes documentos serão destruídas após os certificados terem sido emitidos.

Os documentos devem ser enviados para:

Logbook Administration
ARRL
225 Main Street
Newington, CT 06111
USA

Para poder usar o Logbook of the World (lotw) devem os OMs:

1 fazer o "download" do programa "lotw";
2 submeter um pedido do certificado digital da ARRL;
3 usar esse certificado para "assinar" os ficheiros ADIF ou Cabrillo;
4 submeter esses ficheiros "assinados" ao lotw via correio electrónico ou directo através da página "web";
5 receber confirmação do lotw do recibo desses ficheiros (log data).


É só isto que é necessário fazer. Para quem já enviou "logs" para concursos vai reparar que o processo é praticamente o mesmo, com a excepção de ter que os "assinar".

Após os ficheiros terem sido aceites pelo lotw, os OMs podem visitar a página do lotw e verificar se algum QSO foi confirmado, depois de terem sido comparados com os "logs" das outras estações.

1º Passo Vá ao endereço http://www.arrl.org/lotw/#download

Antes de fazer qualquer coisa, convém criar uma Directoria no disco duro paro onde devem ficar todos os ficheiros e cor-respondência do lotw.

Com os sistemas operativos da Microsoft é este o programa que interessa Download tqsl-111.exe V1.11 installer (95/98/Me/NT/2000/XP).

Depois de instalado, e disseram que sim ao por ícones no ambiente de trabalho, aparecem estes dois ícones:
No Iniciar/Todos os programas/ThrustedQSL tem um programa intitulado TQSLcert.

Abra este programa. Aparece uma mensagem, a dizer que não tem certificados, e pergunta se quer pedir um. Responda YES.

Siga as instruções… a primeira data "QSO begin date:" é a do primeiro contacto, normalmente a data da licença de Radioamador. Não é necessário entrar a data do último contacto - deixar em branco.

A seguir pode usar uma palavra passe - é melhor tudo em minúsculas. Se optar por uma senha (opcional mas conveniente) guarde-a de modo a saber onde está quando necessária. Esta senha é precisa para "assinar" ficheiro.


Quando chegar á altura de assinar digitalmente tem que escolher "unsigned" pois ainda não tem um certificado. De seguida guarde o ficheiro com o pedido do certificado. Lembre-se onde é que o vai guardar e "click" em "Save", uma mensagem aparece a dizer para mandar por "e-mail" ou "upload a .tq5 para lotw-logs@arrl.org. É melhor habituar aos termos que aparecem.

Depois quando receber o certificado por e-mail, normalmente basta fazer click no certificado e o programa faz o resto.

Convêm guardar este certificado:

Faça click no ícone Tqslcert.lnk e então seleccione o certificado, depois insira a senha que veio com o certificado - duas vezes.

Quando "enter the password to unlock private key" é a mesma que usou (se usou) anteriormente
Guarde este ficheiro PKCS#12 numa disquete (de preferência).
Estes certificados são válidos por um ano. É necessário renovar, mas já é menos traba-lhoso, até porque já se sabe fazer.

Agora para quem tem programas de "log" electrónico, e esses programas já fazem a exportação do log e importação das confirmações de QSLs, então o programa faz tudo. É só seguir as instruções.

Se o programa ainda não tiver a possibilidade de fazer isso automaticamente, tem que se fazer um ficheiro ADIF . Fazer click no icone TQSL e fazer click em File e selecionar Sign existing ADIF or Cabrilo file… e seguir as instruções.

Para quem não tem a possibilidade de fazer esse ficheiro vá ao Create new ADIF file e fazer as entradas manualmente, e depois exportar o ficheiro do ficheiro e (depois de bem sucedido), fazer o upload das confirmações.

Compilado da página da ARRL por CT1AGF

Publicado no Boletim da REP Nº 2/2005 - Abril-Maio-Junho

FONTE: http://rep.pt/ Rede dos Emissores Portugueses - Associação Nacional de Radioamadores